Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Devaneios de Miss L

12
Ago21

O TATUADOR DE AUSCHWITZ || RESENHA DO LIVRO


Miss L

Olá Nossos Devanienses!

 

A história (de sobrevivência e amor) do tatuador de Auschwitz – Observador

 

Que livro arrepiante e tão bem escrito. Viciante. Li desde o dia 7 ao 9 de Agosto deste ano. Chocante. Emocionante. Como escreve a Autora nas suas notas "Esta é uma obra de ficção baseada no testemunho directo dum sobrevivente de Auschwitz". 

A maneira como tudo é mostrado. Até mostra o outro lado do ciganos, digamos assim. Lale refere que "noutra vida" se visse um cigano na rua, mudaria de passeio. Ao que lhe responderam que seriam eles a mudarem primeiro. Tinha Nadya, que significa Esperança, que se tornou a Mãe de Lale naquele campo de horror. Foi com muita tristeza que, subtilmente como no livro "O rapaz do pijama às risca", anunciaram a morte dos ciganos. Nenhuma das mortes daquele campo foi necessária, mas "vendo" as coisas pelos "olhos" de Lale foi ainda mais triste. 

A morte do companheiro de quarto que o tentou salvar do Carro da Morte. Os maus tratos ao seu companheiro de trabalho. A forma que o Lale quase morreu só porque arranjou meios para sobreviver (irónico). Lale é um bom exemplo da ideia que tenho dum Judeu: Arranja sempre uma maneira de se desrascar e fazer fortuna. Isso era um ponto de inveja de muita gente. Uma pessoa inteligente. 

Aquele local era tão surreal que havia pessoas que nem faziam ideia que tal existia. Só poderia ser um sonho mau. 

É um livro que deve ser lido. Além disso, estou curiosa em relação a um outro livro da Escritora " A coragem de Cilka". Realmente, segundo é descrito por Lale, foi uma mulher muito corajosa. E foi graças a essa coragem que Lale sobreviveu ao campo de concentração. Poderiam não passar de livro, sinceramente.

Beijokitaz

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub