Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Devaneios de Miss L

31
Mar21

EXPECTATIVA DO LIVRO || UMA ABELHA NA CHUVA


Miss L

Olá Nossos Devanienses!

 

Uma Abelha na Chuva - Livro - WOOK

 

Eu começo quase todas as expectativas por: Acho que nunca li nada deste Autor. Este não é excepção. Não conheço nenhum trabalho deste Escritor. Segundo a Wikipédia  : Carlos Alberto Serra de Oliveira nasceu a 10 de Agosto de 1921, em Belém, estado do  Pará, Brasil. Filho de imigrantes portugueses naquele país, veio aos dois anos para Portugal. A família fixa-se no concelho de Cantanhede, na região da Gândara, mais precisamente na vila de Febre, onde o pai exerceu medicina.

É um Português do Brasil do signo Leão. Não poderia faltar a minha parte de Louca dos Signos. A sinopse transmite-nos o seguinte:

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

«A abelha foi apanhada pela chuva: vergastadas, impulsos, fios do aguaceiro a enredá-la, golpes de vento a ferirem-lhe o voo. Deu com as asas em terra e uma bátega mais forte espezinhou-a. Arrastou-se no saibro, debateu-se ainda, mas a voragem acabou por levá-la com as folhas mortas.»

Uma Abelha na Chuva conta-nos as peripécias de Álvaro Rodrigues Silvestre e sua mulher. A acção decorre na aldeia de Montouro, num Outono chuvoso, e centra-se nas personagens que a habitam e rodeiam este casal, através de quem ficamos a conhecer o Portugal provinciano de meados do século XX. Este livro notável, que marca a literatura portuguesa e viria a dar origem ao filme homónimo do realizador Fernando Lopes, está recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma no Ensino Secundário.

Por acaso, quando estava no Secundário, não tive este livro para ler. Parece bem interessante. A rotina dum casal do século XX, numa aldeia Portuguesa. 

Gosto de conhecer novos Autores e novos estilos de escrito. Espero que seja uma boa escolha.

Beijokitaz

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub