Expectativa

PURGA || EXPECTATIVA DO FILME

Olá Nossos Devanienses!

 

Resultado de imagem para Purga Filme

 

Há uns tempos atrás li um artigo do Preto Vermelho  sobre este filme, que já tinha ouvido falar, e deu-me ainda mais vontade de o ver. É um filme recente, de dois mil e treze. Sim, Francisca, dois mil e treze foi à pouco tempo. Tinha a ideia que eram pessoas assassinas mascaradas. Só.

Através do trabalho do Preto Vermelho, já tinha uma ideia mais clara do que era, o que aguçou ainda mais a minha curiosidade. Embora ele tenha escrito que “Apesar de estar cotado como um filme de terror, eu acho que não se encaixa muito nesse “grupo” porque: primeiro, o filme não mete medo nenhum ( como a maior parte dos filmes de terror)”.

Como sabem, eu amo filmes de terror, mas nunca encontrei nenhum que me metesse verdadeiramente medo. Arrepios, sim, mas não muito mais do que isso. Gostaria de encontrar um que me metesse medo. Apesar disso, eu gosto de ser espectadora. Não viveria nem o filme mais banal que não mete medo nem às criancinhas. Porque uma coisa é olhar, outra é viver. Vai uma grande distância.

 

Resultado de imagem para Purga Filme

 

Sendo a sinopse apresentada no Blog Preto Vermelho, o filme apresenta-nos o seguinte:

Em 2022, os Estados Unidos vivenciam os menores índices de criminalidade e desemprego de sua história, tudo devido ao “Expurgo”: um período anual de 12 horas no qual todo e qualquer crime é permitido, com pouquíssimas restrições, e os serviços emergenciais ficam suspensos. A premissa dos criadores da ideia é que isto é uma forma de os humanos liberarem seus instintos assassinos e transgressores, embora críticos afirmem que só os ricos conseguem ficar protegidos durante o período, enquanto que os pobres ficam entregues à própria sorte.

Vamos por pontos. Fala-nos de dois mil e vinte e dois. Estamos em dois mil e dezanove, ou seja, faltam três anos. O que quero dizer, é que estamos muito próximos desse ano, o que nos pode fazer aproximar a essa realidade. Fala-nos que acontece nos Estados Unidos da América, um país bem desenvolvido, o que nos faz arrepiar mais.

Durante doze horas por ano, é permitido qualquer tipo de crime e isso, como o passar do tempo fez com baixasse os índices de criminalidade  e desemprego. Pior de tudo: OS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA FICAM SUSPENSO. Ou seja, quem morre, paciência. É só mais um. Só um número. Sendo eles, estas doze horas servem para os humanos libertarem os seus instintos assassinos e transgressores.  E o maior alvo são os pobres.

 

Resultado de imagem para Purga Filme

 

Quem inventou isto, não é Vegetariano. Desde quando é que temos instintos assassinos?! Bem, eu não tenho. “Somos o topo da cadeia alimentar.”. Claro que sim, acho que se dissermos isso a um leão, ele vai achar muita piada.

Antes que hajam males entendidos, falei que a pessoa não é Vegetariana, pois ser Vegetariano é um estilo de vida que vai mais além do que uma escolha alimentar. É esse o ponto. E na mente deles, como duma pessoa perfeitamente sã, nós não temos um instinto assassino.

Estou aqui a pensar, será que o Canibalismo também é permitido? Como diz qualquer crime. A pessoa aproveita e fica com carne para o ano todo. É menos uma despesa. Será que não foi assim que os ricos do filme ficaram ricos? A carne é cara. Estou a ser irónica, claro. Porém, não deixa de ser um crime.

 

Resultado de imagem para Purga Filme

 

Segundo podemos ler no site da Revista Super Interessante sobre o tema “Instinto Assassino”  podemos ler o seguinte: “O maior estudo já realizado sobre fantasias homicidas, 91% dos homens e 84% das mulheres admitiram já ter pensado (em minúcias) como se livrar de outra pessoa.”. Isto sim, é assustador.

Quem é que se lembra de deixar, todos os anos durante doze horas, todos os crimes liberados com a desculpa de baixar a criminalidade e o desemprego?! Quem é que tem uma cabeça tão doente assim?! Se o Hitler se lembrasse disto, era exactamente a mesma coisa que fez. A diferença era que não era o povo Ariano a matar. Mas eram mortos e escolhidos os mais fracos. Pior, quem votou nesta ideia de loucos? Quem é que achou isto normal? Sim, porque para se tornar lei, mesmo em filme, alguém tinha de dizer “Isto realmente vai resultar e será bom.”.

Faz-me lembrar o Centopeia Humana que se lembraram que seria bom unir todos os reclusos. Não é benéfico para ninguém. Tudo bem que a justiça é um lixo e que poderia-se aproveitar esse dia para, por exemplo, vingar a morte de alguém querido. Porém, esse alguém querido não vai voltar só porque o assassino morreu. A morte não justifica a morte. Pelo menos, para nós não justifica.

 

Resultado de imagem para Purga Filme 2013

 

Falando neste dois casos: A Purga e a morte como vingança. Imaginem estes dois títulos:

Um homem mata uma pessoa

e

Um homem mata o assassino do Filho

Dizem exactamente a mesma coisa, até porque um assassino é uma pessoa. Porém a reacção do público vai ser diferente. Acho que foi assim que conseguiram manipular a cabeça dos apoiantes. Uma coisa é dizer “Noite do Crime.” outra é dizer “Noite de diminuição do desemprego e criminalidade.”. Depende da maneira como é exposto.

Beijinhos

 

22 thoughts on “PURGA || EXPECTATIVA DO FILME

    1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
      São gostos <3
      Sinceramente, viver filmes de terror, nunca. Só assistir <3
      Beijokitaz

  1. A história desse filme é bem surreal, né?
    Assim como você eu AMO filmes de terror, mas se for para analisar essa história de liberar a criminalidade por um dia é algo assustador, vivemos isso todos os dias, claro, mas um pouco menos “brutal” como no filme.
    Tem duas continuações depois desse, se não me engano, estou curiosa para a próxima!

    Um beijo,
    http://www.pactoliterario.blogspot.com.br

    1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
      Ainda não vi Os Estranhos, mas quero ver <3
      Que fofa, gente! <3
      Beijokitaz

  2. Olá! Começo dizendo que não gosto de filmes de terror, nunca gostei. Piorou quando resolvi tentar e uma pessoa resolver que seria uma ótima ideia me dar um susto durante o filme e quase me fez passar mal.
    Mas achei a premissa desse chocante, mas não de terror, como você pontuou. Acho que o filme serve para colocar uma pulga atrás da orelha. Será que isso adiantaria mesmo? Será que 12 horas de crimes por ano saciariam o lado ruim de quem comete crimes? É um ponto a se pensar.
    Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
      Amo pessoas assustadas ahaahah
      Eu acho bizarro esse pensamento. Imaginar que alguém que amo morre assim, é horrível.
      Beijokitaz

  3. Eu tenho acho que um ou dois filmes desses aqui em casa e ainda não assisti. Estou me programando para fazer uma maratona e depois te digo o que achei. Mas confesso que tenho um pouco de tensão para assistir, pois ele parece ser bem forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *