Perigo VS Risco

PERIGO VS RISCO || CONCEITOS

Olá Nossos Devanienses!

 

Resultado de imagem para perigo vs risco

 

Como já mencionei, estou a tirar o curso de Técnica de Higiene e Segurança e em dois módulos, Fundamentos Gerais de Higiene no Trabalho e Segurança no Trabalho – Avaliação e Controlo de Riscos, estamos a dar a diferença entre Perigo e risco que dá origem a duas consequências Acidente de Trabalho ou Doença Profissional que iremos aprofundar amanhã.

Estamos a fazer estes posts para conciliar melhor a matéria e porque achamos os temas interessantes como todos os antes. Se não achasse as matérias interessantes, já teria mudado de curso, é meio óbvio. Está a ser muito produtivo em termos de conteúdo.

O risco é, sem dúvida, a consequência do perigo. O perigo é o que acontece para haver o risco. Um risco pode originar vários riscos.

 

Resultado de imagem para perigo vs risco

 

O perigo origina o risco. Há quem confunda risco com consequências. Dermatoses, cortes, a surdez não são riscos, mas sim consequências. Vários perigo podem originar um risco. Por exemplo, os perigos altura, andaime e falta de experiência dá origem ao risco da queda em altura.

Por outras palavras, o perigo é a fonte/origem dum dano e o risco é a probabilidade da consequência.

Os perigos e os riscos devem ser minimizados ao máximo (nunca será nulo) através da avaliação de controlo de riscos. A avaliação tem de seguir o método mais adequado ao trabalho em questão e o controlo de riscos temos de tomar medidas de prevenção e protecção.

As medidas de prevenção e protecção podem ser implantadas, mas não quer dizer que sejam cumpridas. São coisas diferentes.

Beijinhos

2 thoughts on “PERIGO VS RISCO || CONCEITOS

Deixar uma resposta