Teorias ou Manias

NÃO É POSSIVEL || ALGURES NO FACEBOOK

Infelizmente, há quem não valorize a Língua Portuguesa.

Olá Nossos Devanienses ( E Querido Facebook )!

 

Recentemente vi este post no Facebook e fiquei realmente muito triste.

Os comentários tiveram três lados: os das desculpas e do coitadinho, dos que se riram e dos que afirmaram que ele escreve assim porque quer. Basicamente.

Hoje em dia, há muito a romantização de escrever mal. Se alguém diz que algo está mal escrito é logo atacado, porque na mente deles, está a humilhar e a achar-se superior.

Digo e repito milhões de vezes, só escreve bem quem quer. Faz parte da Valorização Pessoal. Escusam de inventar desculpas. Todos sabemos que vocês são muito bons nisso.

Com esta Romantização, é quase errado escrever correctamente. Ainda há a célebre frase “Deve pensar que é Professor de Português.”. É super errado ser Professor de Português. Não sei como alguém tem coragem de estudar para ter essa Profissão. Se formos ver bem, até nem é muita ironia. Duas turmas para um Professor para cortes de custos e a desvalorização da própria Língua… É, Francisca, nem vale a pena falar. Uma ofensa à própria Língua Portuguesa.

Este Senhor daqui há um, dois, três anos, dependendo do seu ritmo, pode escrever bem se quiser. Só se quiser. Basta ler. Ler bastante e com atenção. Não importa o que se lê, mas sim ler.

Há um grande mito e uma grande desculpa que a escrita tem a ver com o grau acadêmico. Não, não tem. Tem a ver com a própria vontade.

Há um caso muito conhecido, mas não deve ser Português, dum homem que foi analfabeto até aos sessenta e cinco anos e formou-se com oitenta e cinco. Porque quis.

Deve ter sido muito criticado por realizar esta vontade. ” Falta do que fazer.”, diriam muitos. Ele fez muito bem. E se for vivo, deve estar ainda agora a valorizar-se.

Infelizmente, como diz Hernâni Carvalho “A mentalidade é a última a mudar.”.

Beijinhos

Deixar uma resposta